27 de out. de 2010

Ficar velho é obrigatorio crescer é opcional

Quando vi essa mensagem fiquei pensando em quantas pessoas deixam de fazer as coisas so por causa da idade por exemplo estudar; mas não so isso tantas outras coisas acabam ficando no esquecimento justamente pela falta de coragem de seguir adiante com os sonhos. Estamos atravessando um tempo em que sonhar esta muito dificil devido a tantas baixarias, preconceitos,limitções etc... .Por isso é que devemos pensar sobre este tema com muita atenção.
Um rapaz em seu primeiro dia de faculdade teve uma vivenciação incrivel e retransmitiu para todos que tivessem interesse.
"No primeiro dia de aula nosso professor se apresentouaos alunos, e nos desafiou a que nos apresentássemos a alguem que não conhcêssemos ainda. Eu fiquei em pé para olhar ao redor quando uma mão suave tocou meu ombro. Olhei para trás e vi uma pequena senhora, velhinha e enrugada, sorrindo radiante para mim, com um sorriso que iluminava todo o seu ser. Ela disse:
Hei, bonitão. Meu nome é Rosa. Eu tenho oitenta e sete anos de idade. Posso te dar um abraço?
 Eu ri e respondi animadamente:
É claro que pode!- e ela me deu um gigantesco apertão.
-Porque voce esta na faculdade em tão tenra e inocente idade? perguntei
Ela respondeu brincalhona:
-Estou aqui para encontrar um marido rico, casar, ter um casal de filhos, e então me aposentar e viajar.
-Esta brincando eu disse.
Eu estava curioso em saber o que a havia motivado a entrar nesse desafio com a sua idade, e ela me disse:
-Eu sempre sonhei em ter um estudo universitario, e agora estou tendo um !
Após a aula nós caminhamos para o prédio da união dos estudantes, e dividimos um milkshake de chocolate. Tornamos-nos amigos instantaneamente.
Todos os dias nos proximos tres meses nós teriamos aula juntos e falariamos sem parar. Eu ficava sempre extasiado ouvindo aquela"maquina do tempo" compartilhar sua experiencia e sabedoria comigo.
No decurso de um ano, Rosa tornou-se um ícone no campus universitário, e fazia amigos facilmente, onde quer que fosse. Ela adorava vestir-se bem, e revelava-se na atenção que lhe davam  os outros os outros estudantes. Ela estava curtindo a vida! No fim do semestre nós convidamos Rosa para falar no nosso banquete de futebol.  Jamais me esquecerei do que ela nos ensinou. Ela foi apresentada e se aproximou do pódio. Quando ela começou a ler a sua fala preparada, deixou cair três das cinco folhas no chão. Frustrada e um pouco embaraçada, ela pegou o microfone e disse simplesmente:
- Desculpe-me, eu estou tão nervosa! Parei de beber por causa da Quaresma, e este uisque está me matando! Eu nunca conseguirei colocar meus papeis em ordem´de novo, entãome deixe apenas  falar para voces sobre aquilo que eu sei.
Enquanto nós riamos ela limpou a garganta e começou:
Nós não paramos de amar porque ficamos velhos , nós nos tornamos velhos porque paramos de amar.
Existem somente quatro segredos para continuarmos jovens, felizes e conseguirmos sucesso.
Voce precisa rir e encontrar humor em cada dia. Voce precisa ter um sonho. Quando voce perde seus sonhos, voce morre. Nós temos tantas pessoas caminhando por ai que estão mortas e nem desconfiam.
Há uma enorme diferença entre ficar velho e crescer.
Se voce tem dezenove anos de idade e ficar deitado na cama por um ano inteiro,sem fazer nada de produtivo, voce ficara com vinte anos. Se u tenho oitenta e sete anos e ficar na cama por um ano e não fizer coisa alguma, eu ficarei com oitenta e oito anos. Qualquer um consegue ficar mais velho.
Isso não exige talento nem habilidade. A ideia é crescer através de sempre encontrar oportunidade na novidade, e crescer sempre aproveitando as opurtunidades de mudar.Não tenha remorsos. Os velhos geralmente não se arrependem daquilo que fizeram, mas sim por aquelas coisas que deixaram de fazer.
As unicas pessoas que tem medo da morte são aquelas que tem remorsos. Ela concluiu seu discurso cantando corajosamente A Rosa.
Ela desafiou a cada um de nós a estudar poesia e vive-la em nossa vida diaria. No fim do ano Rosa terminou o ultimo ano da faculdade que começou a todos aqueles anos atrás. Uma semana depois da formatura, Rosa morreu tranquilamente em seu sono.
Mais de dois mil alunos da faculdade foram ao seu funeral, em tributo á maravilhosa mulher que ensinou, através de exemplos, que nunca é tarde demais para ser tudo aquilo que voce pode provavelmente ser. Quando voce terminar de ler isto repense como seria produtivo relembrar o que voce já sabe e aprender coisas novas. Pense na maravilha de trabalhar sem medo, tendo a clareza que o conhecimento habita dentro de voce  de maneira irrefutável.
Para terminar usarei sábias palavras de Goethe:
"Se voce sonha ou acha que pode fazer algo;começe logo. O arrojo tem poder, magia e genialidade".
Não podemos deixar de lembrar a todos que tudo em nossas vidas são escolhas, podemos ser qualquer coisa desde que eu saiba o que quero ser e invista tudo o que posso nisso.

Um comentário:

  1. olá grande serumano ,eu venho fala que pra mim vem sendo uma descoberta a cada dia pois tudo aqui escrito são palavras que toca a mim como um modo de ver a vida com mais amor por mim mesma,e a saber que o tempo tá pra todos como a morte do corpo fisico também ,quando mais eu deixar as coisa para depois é mais uma tristeza que ficara no meu coração...
    obrigada por esse momento
    bjos a vocÊs

    ResponderExcluir